segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Será uma má notícia,... ou só um susto?

Faz ano e meio que percebi que tinha este caroço na mama esquerda. Fiz uma mamografia na altura e o técnico que realizou o exame disse-me que tinha um nódulo sim, mas nada que merecesse preocupação.

Há mais ou menos dois meses reparei que no mesmo local tinha uma mancha escura que desapareceu passado algum tempo.

Quando consegui consulta a minha médica de família mandou-me ir fazer uma mamografia. Foi difícil conseguir vaga, a pandemia tem estes impactos.... Fui fazê-la hoje, dia 20 de dezembro de 2021. 

Fui ao Pinhal novo. Esperei quase uma hora antes que que me chamassem para a mamografia. Nesta clínica a mamografia é em sítios diferentes, fiz a mamografia, vesti, mudei-me para o outro extremo da sala e lá entre para a ecografia mamária.

A Técnica estava a observar a mamografia e a mostrar à colega o antes e o depois.



Observou a mama direita e quando passou para a esquerda perguntou:

- Há quanto tempo tem este nódulo?

- Que eu tenha notado há cerca de 2 anos.

- Já fez alguma biopsia?

- Não, da última vez o técnico que me observou e disse-me que não havia motivo para preocupar.

- Quem disse isso?

- O Técnico que realizou o exame.

- Tem a certeza que já tinha?

- Sim, tinha o caroço, sim.

- Estranho. Mas o que lhe posso dizer é que tem mesmo que ir fazer uma biópsia. o nódulo tem 15mm e tem um gânglio a 7mm. Vou escrever tudo clarinho, vá à sua médica de família, o primeiro passo é fazer a biópsia, depois já lhe diremos mais alguma coisa.

Vai tudo correr bem.

Caíram-me uma ou duas lágrimas.

Esta forma de falar, este "vai correr tudo bem", não me deixam nada tranquila.

Saí e passei a tentar marcar a consulta. Sem sucesso. Só em janeiro fazem marcações para fevereiro. 

Disseram para ir dia 28 bem cedo, para ir à consulta do dia.

Vi para casa. A minha amiga TI ligou e já lhe disse. Na sua vertente mais técnica já me explicou que essa proximidade do gânglio não é coisa boa...

Fiquei preocupada e abri o envelope. Tinha uns números que não percebei... fui pesquisar... e lá percebi.

Existe uma escala para relatar os resultados das mamografias e ecografias (de 1 a 6, sendo que 6 é; tem algo maligno). No meu relatório para a mama esquerda apresenta 5.

Embora seja a biópsia que vai tirar teimas, fico triste. Mas ainda assim, aceito e acredito que o Universo saberá o que faz.

Tento distrair-me que amanhã tenho formação para ministrar.

Consegui dormir.







Sem comentários:

Enviar um comentário